A arte com as mãos e seu valor histórico-cultural imensurável

Hoje é Dia do Artesão

A arte com as mãos e seu valor histórico-cultural imensurável

Por Patrícia Ferreira

108

Das mais antigas funções dos artesãos, como carpinteiro, alfaiate, tintureiro, seleiro, curtidor, tecelão, pregueiro, chapeleiro, sapateiro, peleiro, ourives, carroceiro, pedreiro, cutileiro, serralheiro, oleiro, ferreiro, tanoeiro, espingardeiro e cardoeiro, com o tempo, surgiram as funções artesanais de hoje.

As funções ditas artesanais são aquelas trabalhadas com as mãos, usando, além da matéria-prima, algum tipo de ferramenta, porém, sem o uso de máquinas.

Temos o artesão artista, que por meio das suas peças originais, bem diferentes entre uma e outra, transmitem sentimentos de admiração em quem aprecia sua arte. São os escultores, por exemplo, que produzem peças para contemplação; temos o artesão que tem o objetivo de produzir peças utilitárias, estes, chamados de artesão-artesão, como os que trabalham com cerâmica, linhas e tecidos, etc.; e ainda os artesãos semi-industriais, que trabalham a partir de moldes, produzindo diversas peças iguais para utilidade, por exemplo, moldes de cerâmica para produção de tigelas, jarros e outros.

Muitos artesãos vivem do seu trabalho que muitas vezes é desvalorizado. A busca por renda o leva para as ruas e praças, sendo considerado vendedor de quinquilharias, assim, é confundido e seu valor é perdido.

O valor de um artesão ainda é pouco reconhecido ou divulgado. Imagine que por meio de suas peças sua história é contada. Poder conhecer um povo por meio de uma das peças de um artesão é fantástico. A peça é produzida num contexto histórico que revela os gostos e costumes deste povo, sua história e identidade cultural. Um artesão é um patrimônio a ser preservado, pois sua peça conta mais que um grosso livro.

São José, o carpinteiro

O dia do artesão é dia 19 de março porque este dia é Dia de São José, o carpinteiro, esposo de Maria e pai adotivo de Jesus.

A história de José pouco nos revela a Bíblia, porém, nos poucos relatos nos são ensinados muitos valores: o valor do trabalho, da proteção e da justiça.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s