Hoje é feriado em São José dos Campos: Dia do Padroeiro São José

matriz de são jose em sjc
Foto: Antonio Basilio SJC – Igreja Matriz, centro de São José dos Campos

Hoje, dia 19 de março, é feriado em São José dos Campos, conforme a Lei  8.821/12.

Descendente da casa real de Davi, São José é o esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus Cristo. Nos Evangelhos, ele aparece na infância de Jesus. Judeu religioso e praticante, José viveu do trabalho como carpinteiro, e na verdade, a carpintaria naquela época era como ser pedreiro hoje. José devotou sua vida aos cuidados com Jesus e Maria. De acordo com estudos, ele morreu antes de Jesus começar a sua vida pública, já que não é mencionado pelos evangelistas, como ocorreu com Maria.

São José teve papel fundamental na formação da personalidade de Jesus. Ensinou ao filho o caminho da justiça, da verdade, do amor e do conhecimento da palavra de Deus. Chamado de o “Justo”, São José foi inserido no calendário litúrgico romano em 1479. No ano de 1870, o Papa Pio IX declarou o santo como o Patrono Universal da Igreja. O Papa Leão XIII, num de seus documentos, exaltou as virtudes de São José, em 1889, enquanto o Papa Bento XV o declarou o patrono da justiça social.

Aproveitamos para homenagear também todos os pedreiros, aqueles que trabalham de forma direta, braçal, na construção do bem material de maior valor para as famílias mais pobres, a casa própria, e lembrando também que o pedreiro é fundamental para as grandes construções, de prédios monumentais esplendorosos, que satisfazem sonhos e a cobiça humana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s