Os donos da terra que passou a se chamar Brasil

19 de abril: Dia do Índio

Os donos da terra que passou a se chamar Brasil

índias

Antes da chegada dos portugueses viviam nessas terras diversas tribos de índios, com seus diversos dialetos. Povo primitivo, porém, com muito conhecimento sobre a natureza. Viviam com suas regras, tradições e crenças passadas de geração em geração. Era sempre rotina. Era sempre como sempre foi. Até que os “brancos” chegaram e tomaram conta da terra.

Em 1500 chegaram então os portugueses que descobriram as terras e descobriram este povo primitivo e, pensando somente na exploração egoísta e ambiciosa, invadiram a terra dos índios, escravizando-os, sem pudor algum.

Sem respeito pela pessoa do índio, achando que era povo ignorante e sem inteligência. Concluíram que a terra era de ninguém. Imaginem os “olhos gordos” para esta linda e rica terra.

Os índios passaram a trabalhar principalmente na extração de madeira. Escravizados, cortavam e transportavam a madeira até as embarcações. Este foi o início da depredação do meio ambiente, a destruição da natureza.

E depois chegaram os jesuítas que foram enviados para catequizar os índios, ou seja, no que os índios acreditavam não valia de nada. Era preciso ensinar a religião católica.

Dizem que havia e ainda há tribos canibais, tribos que praticam o infanticídio, a poligamia, entre outros. Pode ser. É a tradição deste povo. É a crença deste povo.

Grande mudança o povo indígena sofreu contra a sua vontade. Eles que preservavam tradições milenares, tiveram de mudar e ainda sofrer violên Cia e escravidão.

Os portugueses criaram seu nome. Pensavam ter chegado à Índia e descobriram que não era a Índia e então chamaram os habitantes de índios e assim ficou até hoje.

Trouxe a sua língua que domina todo território nacional.

Sem o interesse em preservar nem cultura nem tradição nem crenças, os europeus dizimaram grande parte da cultura indígena na nova terra, que só lhes deu riquezas.

E nós, brasileiros, descendentes daqueles que abusaram dos indígenas, devemos muito a este povo. Muitos de nós também somos descendentes dos índios. Na esperança de que as tribos que ainda restam pelo território nacional sejam preservadas e valorizadas da melhor forma possível, com todo respeito que é devido, cada um de nós deve exaltar este dia dedicado ao índio, dia 19 de abril.

De olho nas escolas para saber se lembram seus alunos sobre como fazer um cocar de índio com penas, fazer colares indígenas, trabalhar com argila e fazer vasilhas e outros utensílios, pintando-os com motivos indígenas, relembrar para as crianças as palavras de origem indígena, contar a história dos índios no Brasil, conscientizar as crianças para a importância da cultura indígena no Brasil, pintar desenhos alusivos ao dia e cantar músicas indígenas ou alusivas ao Dia do Índio é um pequeno passo que podemos dar.

Origem do Dia – Dia 19 de abril de 1940 foi realizado o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, com o objetivo de reunir líderes indígenas de diferentes regiões do continente americano. No Brasil a data foi oficializada no dia 2 de junho de 1943, com assinatura do então presidente Getúlio Vargas.

Dia Internacional – Há ainda o Dia Internacional dos Índios, dia 9 de agosto. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) este dia é para conscientizar os governos e população mundial sobre a importância de preservar e reconhecer os direitos dos indígenas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s